NA MOSCA! #8 – há cem anos, começava a guerra

banner na mosca borda

A dica dessa semana é uma mostra virtual criada pelo European Film Gateway, um portal que reúne o acervo online de diversos arquivo e cinematecas europeias. European Film and the First World War foi criada para o centenário da eclosão da Primeira Grande Guerra, em 1914, e os filmes e conteúdos foram cedidos por instituições como Cineteca di Bologna, Deutsche Kinemathek, EYE Film Institute, Cinémathèque Royale de Belgique e muitos outros.

europeanfilmgateway_1914

As diferentes seções da exposição virtual.

A mostra está dividida em sete partes, como é possível ver na imagem acima. Em cada uma delas, você encontra uma série de filmes, fotografias, textos e cartazes de época. É super fácil de navegar! E também dá para ver o conteúdo todo em uma linha do tempo, clicando em Chronology. Aí vão algumas das coisas mais interessantes que eu encontrei lá:

Da seção Film and Propaganda, a animação “Das Säugetier” (1916) é bem interessante… Uma personagem se transforma de polvo para criar uma metáfora da Inglaterra vista pelos olhos alemães. Nessa parte sobre propaganda também tem filmes sobre a resistência.

dassaugetier

Das Säugetier (1916, Alemanha)

Na seção At the Front estão dispoíveis algumas fotografias de Wolfgang Filzinger, um cinegrafista que escreveu um artigo para uma revista alemã de cinema em 1915 sobre as dificuldades de se filmar no front. Segundo ele, além de lidar com lentes lentas e câmeras e tripés pesados, os cinegrafistas tinham que se esconder dos inimigos e dos próprios aliados, que quando percebiam que estavam sendo focalizados se viravam para as câmeras e acenavam, tornando impossível que as imagens fossem depois consideradas autênticas. Para esperar um motivo interessante, como uma explosão de granada, por exemplo, os operadores de câmera tinham que passar longos períodos na zona de perigo… Por isso precisavam ser pessoas familiarizadas com os procedimentos militares.

wolfgang filzinger

Wolfgand Filzinger e sua câmera.

E, para terminar meus destaques, a seção Science and technical innovation mostra, entre outras coisas, as mulheres na guerra. São vídeos, fotos e textos que mostram o trabalho delas na indústria de armas.

mulheres na guerra

Então essa foi a dica da semana… E não deixem de explorar a mostra virtual European Film and the First World War!

Todas as dicas da semana podem ser vistas na série na mosca.

translate this blog

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s