NA MOSCA! #4 – o cinema 100 anos atrás

banner na mosca borda

A dica dessa semana tem a ver com o lançamento do filme inglês “A night at the cinema in 1914“, que é uma compilação de curtas de 1914 feita pelo BFI (British Film Institute), com curadoria de Bryony Dixon. É um típico programa de variedades da época, com comédia, drama, noticiário e travelogue… Uma iniciativa como essa é muito importante porque nós costumamos assistir aos filmes antigos em situações artificiais: um festival de cinema, por exemplo, cria programas longos com filmes de um mesmo gênero e a platéia é repleta de especialistas. Não é assim que o cinema era visto na época! Claro que jamais conseguiremos reproduzir exatamente a experiência do passado – isso nem teria sentido! Mas tentar se aproximar do modo como nossos bisavós (ou tataravós!) assistiam filmes pode ser muito produtivo para as pesquisas sobre o espectador de cinema das origens. E, claro, pode ser muito divertido!

A música foi criada e improvisada por Stephen Horne, músico inglês que é considerado um dos melhores no mundo do cinema mudo! O filme estreou em Londres na semana passada e, infelizmente, não deve chegar às telas brasileiras. Olha só o trailer:

.
Mas esse post não é sobre o trailer de um filme que a gente não pode ver! :)

O BFI lançou recentemente um site chamado 1914 on film, que disponibiliza cerca de 60 filmes britânicos feitos naquela data, 100 anos atrás! Então essa é a minha dica da semana: explorar o site e tentar sentir um pouco como era o cinema da época.

Duas sugestões para começar:

The Magic Glass (Hay Plumb, 1914)

the magic glass

Um inventor excêntrico cria uma lente de aumento que pode ver através de portas e paredes. Os planos que mostram o ponto de vista da lente são atrações em si, claro. Mas é interessante notar que esse tipo de filme, comum no primeiro cinema, parece passar a usar esses planos com função mais narrativa do que de atração… Um típico exemplo de comédia que faz graça com invenções malucas!

Egypt and her defenders (1914)

egito

Um travelogue tingido com vistas do Egito. Tem várias imagens das atrações turísticas, mas vale mais pelos planos do povo, principalmente os trabalhadores no porto, que aparecem logo no começo do curta.

Então essa foi a dica dessa semana… E tá aqui o link do site de novo para você não deixar de clicar!

***

Se você entrar lá e não conseguir dar play nos filmes (aparece a mensagem “Este vídeo não está disponível para a sua localidade”), sugiro o seguinte:
– use o navegador Google Chrome;
– baixe o aplicativo “Hola” na Chrome Web Store (para baixar, clique aqui);
– acesse o site 1914 on film e escolha algum vídeo para assistir;
– clique no ícone do aplicativo “Hola” (fica no canto superior direito, é uma carinha feliz) e escolha a bandeira do Reino Unido (UK);
– pronto! dê play novamente e o vídeo deve funcionar! isso serve para qualquer site que não permite a visualização de vídeos por conta a localização de acesso!

Todos as dicas da semana podem ser vistas na tag na mosca.

translate this blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s