NA MOSCA! #3 – “The Grand Budapest Hotel”

banner na mosca borda

A dica dessa semana é o novo filme de Wes Anderson, “The Grand Budapest Hotel“. Pode parecer um dica um pouco estranha, já que o filme estreou no Brasil em abril, muita gente já viu e comentou. Mas eu escolhi sugerir esse longa como dica da semana por um motivo bem específico.

grandbudapesthotel_maquete2

Maquete do hotel que dá título ao filme

O filme é o mais cinéfilo da carreira de Wes Anderson e tem várias referências ao cinema antigo (algumas cenas são, inclusive, feitas em janela 4×3). Mas eu gostaria de chamar atenção para alguns planos do filme, principalmente aqueles em que o hotel é visto de longe e de frente. É que foram usadas maquetes para essas cenas. Claro, maquetes são usadas o tempo todo no cinema, e estão presentes durante toda a sua história. Mas as de “The Grand Budapest Hotel” foram uma surpresa especial para mim, que logo reconheci a referência ao primeiro cinema, mais particularmente aos filmes de fantasia de Georges Méliès. Esse tipo de maquete não quer ser realista, é justamente o aspecto de “mundo de fantasia”, de cenário, que é salientado. O fundo pintado à mão (que, mesmo tendo sido colocado na pós-produção, parece pintado), os pequenos objetos que se movem… Tudo isso ajuda a criar essa atmosfera de artificialidade.

grandbudapesthotel_maquete

Detalhe da maquete de “The Grand Budapest Hotel”

02.George Méliès - Le voyage a travers l'impossible (1904 colorizée) 016

Cena de “Le voyage à travers l’impossible” (Georges Méliès, 1904)

É claro que o filme tem muitos efeitos especiais digitais também. Mas esse tipo de “cinema de brinquedo”, que valoriza a construção de cenários reais, mas sem a intenção de ser realista, me interessa muito. E esse é um dos motivos pelos quais eu amo tanto o primeiro cinema (e os filmes de Wes Anderson)!

Então essa é a dica dessa semana: prestar atenção nos cenários em miniatura de “The Grand Budapest Hotel” de Wes Anderson!

A Revista Cinética publicou um texto interessante sobre o filme, mas que enfatiza mais seus aspectos narrativos.
E o filme segue em cartaz aqui em São Paulo em muitas salas…

translate this blog

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s