Cineclube Latino-Americano

Faz mais ou menos um mês que eu conheci o Cineclube Latino-Americano, parceiro do Memorial da América Latina. O projeto já tem quase um ano e agora está ganhando novo fôlego com uma grande leva de novos participantes.

Fiquei muito feliz por poder reencontrar lá o querido Felipe Macedo, pesquisador e respeitado cineclubista (há mais de 40 anos!). Foi ele que ajudou um grupo de jovens cheios de dúvidas (eu entre eles!) a fundar, em 2006, o agora já extinto Cineclube Equipe. Foi com ele que eu aprendi o que é um Cineclube, que é um espaço de organização do público. Pra mim, o cineclubismo é uma forma de construir coletivamente momentos de encontro para ver e pensar o cinema. Foi nesse contexto que eu comecei minha formação e tenho imenso carinho por esse tipo de iniciativa.

IMG_20140324_203205

Entrada do Cineclube Latino-Americano

Essa semana o Cineclube Latino-Americano começa o ano com muitas atividades. Teremos sessões 5 dias por semana, uma loucura! :) Às quartas e sábados serão exibidos os ciclos periódicos sobre cinema latino-americano (vamos começar com o tema “Cinema e Ditadura: 50 anos do Golpe“). Às quintas, a programação fica a cargo do Grupo de Estudos de Cinema Latino-Americano da Unifesp, que vai mostrar filmes e realizar debates sobre as pesquisas de seus membros.

Às sextas, a parte que mais me interessa: Sessão Cinema Mudo! Nem acredito que teremos, em São Paulo, uma sessão semanal de cinema mudo e que eu tenho a oportunidade de participar da elaboração da programação! A primeira sessão, esta sexta, dia 28 de março de 2014, às 20h, será em homenagem ao centenário da estreia de Charles Chaplin no cinema e da criação da personagem do Vagabundo. Aí vai a programação:

Carlitos repórter” (Making a living, 1914, 13 min)
É a estreia de Charles Chaplin no cinema, mas a personagem ainda não é o Vagabundo.
Corridas de automóveis para meninos” (Kid Auto Races at Venice, Cal., 1914, 11 min)
Foi o primeiro filme lançado com a personagem do Vagabundo, mas foi o segundo a ser filmado. Ou seja, foi a primeira vez que o público viu a personagem!
Carlitos no hotel” (Mabel’s strange predicament, 1914, 17 min)
Foi o segundo filme com o Vagabundo visto pelo público. Mas é o filme em que Chaplin fez a personagem pela primeira vez.
Carlitos e o relógio” (Twenty minutes of love, 1914, 11 min)
Um dos primeiros filmes dirigidos por Chaplin. 
Pintor apaixonado” (The face on the barroom floor, 1914, 12 min)
Mais um escrito e dirigido pelo Chaplin. Um dos mais legais dessa época, na minha opinião!
..
A sessão será musicada ao vivo pelo músico Pablo Mendoza, membro do Cineclube!
..
E pra fechar a semana, aos domingos, às 11h, Sessão Cineclubinho! Nesse começo vamos apresentar o surgimento do cinema. A primeira sessão (dia 6 de abril) será composta só de filmes do primeiro cinema e terá o formato de uma apresentação de vaudeville, com atrações como um mágico, pintura de flip-book, teatro de sombras…
IMG_20140324_203028

Sala do Cineclube Latino-Americano

E para comemorar todas essas mudanças e multiplicação de atividades, claro, uma festa! Neste sábado, dia 29, no novo espaço de convivência do Cineclube, que fica no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, do lado do Metrô Barra Funda), na ponta do Pavilhão da Criatividade, aquele prédio comprido. Drinks latinos e música ao vivo!
festa
Para ver o evento no Facebook é só clicar aqui. No site do Memorial dá pra ver a programação completa. (A programação no site do Memorial está com alguns erros! A festa será mesmo neste sábado dia 29 e o Cineclubinho começa mesmo dia 6 de abril, como eu disse aqui!)
..
Espero depois conseguir postar mais sobre as atividades do Cineclube, principalmente sobre as sessões de Cinema Mudo! Estou animadíssima para participar de um projeto tão massa e importante! Convido a todos os poucos e fiéis leitores deste humilde blog a comparecer nas sessões e na festa! :)

translate this blog

  1. Parabéns e obrigada pela informação! Os Cineclubes eram muitos na década de 60 e 70. No interior de São Paulo quase todas as cidades tinham o seu. E nos bairros aqui de São paulo também.

    Curtir

Deixe um comentário

