as cores de friese-greene

É sempre uma alegria encontrar coisas relacionadas ao cinema silencioso circulando pela internet. No últimos dias, um vídeo mostrando imagens antigas de Londres se tornou viral.

As imagens encantaram por diversos motivos, mas acho que um dos principais é o desconhecimento que a gente tem da história do filme colorido. Estamos acostumados a ver imagens antigas em preto e branco. Poucos sabem que a pesquisa pela projeção de imagens em cores é mais antiga que o próprio cinema! Algumas técnicas antigas para a produção de filmes coloridos são herdeiras das placas pintadas à mão da lanterna mágica, por exemplo.

Esses trechos foram retirados de um filme realizado por Claude Friese-Greene, um cineasta inglês filho do pioneiro William Friese-Greene. O filme se chama “The open road” (1926) e é uma série de travelogues recentemente redescoberta e restaurada pelo BFI. William trabalhou na pesquisa do filme colorido e é dele um dos mais antigos exemplos do sistema de três cores (vermelho, verde e azul), em que cada frame do filme era tingido com uma das três cores alternadamente:

Sistema de três cores de William Friese-Greene, 1909 (imagem retirada do livro de Paolo Cherchi Usai "Burning Passions, an introduction to the study of silent cinema")

Sistema de três cores de William Friese-Greene, 1909 (imagem retirada do livro de Paolo Cherchi Usai “Burning Passions, an introduction to the study of silent cinema”)

Ao mesmo tempo em que diferentes experimentos eram feitos no campo do filme colorido manualmente (com pincéis ou estênceis) e no campo do tingimento e viragem, muitos realizadores, desde a virada do século, estavam empenhados em conseguir o efeito de “cores naturais”. As tentativas de William não puderam alcançar sucesso comercial, mas Claude acompanhou desde pequeno a pesquisa do pai e deu continuidade ao processo. “The open road” foi feito através de um sistema que usava duas cores, verde e vermelho.

Espero que mais virais como esse ajudem a espalhar o cinema silencioso por aí!

translate this blog

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s