ato público em defesa da cinemateca brasileira

ato_abd

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de São Paulo, a ABD, convocou um ato público em defesa da Cinemateca Brasileira, que foi realizado ontem, dia 14 de setembro, sábado, às 16h.

A ABD de São Paulo escreveu, em julho, uma carta aberta à Ministra da Cultura Marta Suplicy e ao Secretário do Audiovisual Leopoldo Nunes que tinha como reivindicação um plano emergencial para a retomada das atividades normais da Cinemateca e um projeto de longo prazo para sua reestruturação e fortalecimento. No começo desse mês, alguns membros da ABD tiveram um encontro com Leopoldo Nunes, onde ele entregou uma resposta a essa carta, que mostrou abertura para o diálogo… O ato de ontem tinha como reivindicação os mesmos pontos apontados pela carta da ABD.

O ato foi composto por um grupo relativamente pequeno de pessoas próximas à instituição, pesquisadores, produtores, estudantes etc. Infelizmente não vi outros veículos de imprensa além da equipe do Canal Brasil.

IMG_20130914_172740

Várias pessoas falaram sobre a situação atual da Cinemateca, sempre relembrando seu passado sempre marcado por dificuldades, desde a época de Paulo Emílio. Carlos Augusto Calil, Rubens Machado Jr., José Mojica Marins e funcionários da Cinemateca Brasileira foram alguns dos que tiveram voz.

Dois folhetos, pelo menos, foram entregues aos presentes. Um deles foi essa carta escrita pelos funcionários da Cinemateca, a partir de uma assembleia que eles fizeram nessa semana que passou:

IMG_20130915_145045

IMG_20130915_145116

Foi muito emocionante, durante a leitura, a parte em que são citados, um a um, os nomes dos funcionários que foram demitidos, junto com o tempo que cada um dedidcou à instituição.

E para terminar com a força de briga daquele que mais lutou pela Cinemateca, esse lindo texto dos anos 1960 de Paulo Emílio Sales Gomes, que foi entregue pela querida Lila Foster:

IMG_20130914_172851

Para tentar entender melhor o que está acontecendo, recomendo os seguintes textos:

A Cinematográfica Crise da Cinemateca Brasileira, matéria publicada na Época

Crise da Cinemateca Brasileira é deflagrada na CineOP, matéria publicada em O Tempo

A complicada situação da Cinemateca Brasileira, texto de uma ex-funcionária da instituição

É legal acompanhar também a página Cinemateca em Crise no Facebook!

(agradeço a ajuda e companhia dos queridos amigos Oli, Adams e Artur e, claro, do sempre presente Cae!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s