(!)

(!)

Depois de muitos dias de espera e ansiedade, finalmente recebi o e-mail que começa com “Dear Collegian (!)” – quando vi essa simpática exclamação entre parênteses, percebi que tinha sido aceita como membro do Collegium, programa para jovens estudantes da Giornate del Cinema Muto, que fica em Pordenone, na Itália. O processo de seleção é meio maluco: basta enviar uma carta de intenções, que conte sobre você e sua relação com o cinema silencioso. Eu falei basicamente sobre o primeiro cinema e achei que isso fosse um ponto negativo da minha carta porque apenas uma pequena parcela do festival é dedicada aos filmes da virada do século…

Doze jovens do mundo todo são selecionados. Não tenho ideia de quem sejam os outros onze! Os selecionados ganham estadia em Pordenone pelos 8 dias de festival (este ano será de 5 a 12 de outubro) e participam todos os dias de encontros com historiadores, restauradores, arquivistas… Enfim, pesquisadores do cinema silencioso de diferentes lugares do mundo, que trazem experiências de casos de restaurações específicas, dão aulas sobre historiografia, sobre aspectos formais dos filmes, sobre música… A essas sessões eles dão o nome de diálogos, no sentido platônico (hehe). Não sei ainda quais serão os temas deste ano, mas a programação desta 32ª edição do festival já começou a ser divulgada.

Haverá sessões sobre o cinema silencioso mexicano, ucraniano, sueco e muitos outros… Aí vão algumas das atrações pelas quais eu estou mais ansiosa:

TodosSistema Joly-Normandin os filmes que usam o sistema Joly-Normadin que sobreviveram serão apresentados na sessão dedicada ao primeiro cinema, ou, como os italianos chamam, Cinema delle Origini (o sistema se gabava de produzir imagens com grande qualidade. aqui neste link dá pra ver a comparação entre diferentes formatos de filmes dos primeiros tempos);

Beggars of Life” (William A. Wellman, 1928) – tem algumas seqüências sonoras, que parece que estavam perdidas – vai passar na quinta edição da sessão “Il Canone Revisitato”, que tem curadoria de Paolo Cherchi Usai;

Viaggio in Congo” (Guido Piacenza, 1912), etnográfico, o mais antigo filme conhecido feito no Congo, na sessão de filmes italianos;

Lucrezia Borgia” (Richard Oswald, 1922), que tem atores como Conrad Veidt e Paul Wegener e todos os outros filmes alemães das sessões em homenagem ao cinqüentenário da Deutsche Kinemathek;

The FreshmanE a semana terminará com Harold Lloyd em “The Freshman” (Sam Taylor e Fred C. Newmeyers, 1925), na sessão de encerramento com uma nova trilha composta por Carl Davis!

Na ansiedade pelo resultado do Collegium, passei o último mês pesquisando sobre a programação, os diálogos dos anos anteriores etc. E encontrei alguns diários bem inspiradores em blogs muito bons. Vou deixar os links aqui:

Silent London – a autora do blog, Pamela Hutchinson, foi no ano passado e fez até um podcast de lá com várias entrevistas;

Kine Artefacts – também escrito por uma garota, Ellie, o blog não é só dedicado ao cinema silencioso, tem também posts sobre TV e cinema em geral. ela foi pra Pordenone e participou das sessões do Collegium em 2011;

The Bioscope – o melhor blog sobre cinema silencioso que já existiu! pena que o autor, Luke McKernan, parou de postar… mas é uma fonte de pesquisa incrível! e ele foi pra Pordenone diversas vezes, tem muitos posts sobre isso por lá!

Estou muito animada por ter a oportunidade de conhecer esses pesquisadores que eu admiro tanto à distância, outros jovens como eu, que amam os filmes dos primeiros tempos e toda a “comunidade de Pordenone”, como eles chamam, esses cinéfilos, arquivistas, cineclubistas…

Ao longo desses dois meses que tenho até a Giornate, pretendo postar aqui as minhas pesquisas e descobertas sobre a programação! Estudando, assistindo filmes, e escrevendo aqui sobre tudo isso, vou me preparando para o festival e para o “paper” que os Collegians têm que escrever depois a partir de alguma parte da experiência!

Ter sido aceita no Collegium foi um grande incentivo para que eu decidisse retomar as atividades do blog (que na verdade nunca existiu de fato)! Não conheço quase nada que será exibido no festival… Então vou estudar bastante e fazer posts específicos sobre cada aspecto da programação!

giornate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s