sonhos em quadros

Muitos dos primeiros filmes foram baseados em eventos populares da realidade. Crimes famosos, músicas, histórias antigas, espetáculos de lanterna mágica… E as histórias em quadrinhos inspiraram também alguns realizadores. O caso mais conhecido é o de “Dream of the rarebit fiend”, a série de tiras que ocupou uma página inteira do jornal New York Evening Telegram duas vezes por semana por uns 10 anos (desde 1904).

As tiras sempre começavam de um jeito maluco e iam ficando, a cada quadro, mais estranhas… Até que, no último, a personagem acordava na cama e dizia algo do tipo “Nossa, não devia ter comido tantas torradas com queijo!”

detalhe de uma das tirinhas

A HQ inspirou o filme “Dream of a rarebit fiend”, de Edwin S. Porter (1906, Edison Manufacturing Co.), que segue basicamente a mesma estrutura dos quadrinhos, mas tem um prólogo que explica o motivo de tantos delírios (as tais torradas com queijo, que devem ser mega gordurosas, né).

Tem um plano no filme que é igualzinho a essa imagem aí de cima!

Eu adoro esse filme porque tem várias sobreposições de imagens… Quando ele está na cidade, num poste que mais parece um pêndulo, quando a cama sobrevoa a cidade e quando os diabinhos martelam a cabeça dele. Acho essa última uma ótima imagem pra ressaca! hahaha

Aqui dá pra baixar todas as tiras da série “Dream of the rarebit fiend” em boa qualidade!

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s